BALANÇO SOCIAL 2021
A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil é uma instituição filantrópica quase centenária. Nesse quase um século, nunca se desviou dos seus principais propósitos: oferecer saúde de qualidade às crianças baianas que mais precisam e, assim, contribuir, de forma relevante, para a redução da mortalidade infantil no estado da Bahia.
Os capítulos desse longo enredo são muitos e já fazem parte da história dos baianos. O ano de 2021 foi mais uma página importante. Apesar da pandemia, que ainda vigorava, a entidade não somente manteve os trabalhos das unidades que está à frente, como conseguiu ampliar parte deles.
Atualmente, a Liga Álvaro Bahia concentra seus esforços em cinco importantes unidades de saúde, localizadas em três cidades do estado. São três unidades próprias: O Hospital Martagão Gesteira, em Salvador; o Hospital Sokids, em Lauro de Freitas e o Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG). Por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, gerencia o Hospital
Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), também na capital baiana.
Mesmo com os desafios, os dirigentes e colaboradores dessas unidades sabem que o trabalho precisa continuar. Dele, dependem milhares de crianças de todo o estado – a maioria delas sem condições financeiras para arcar com custos de tratamentos de saúde
privados. São crianças e adolescentes, e suas respectivas famílias, que têm a esperança de encontrar não somente a cura de suas enfermidades como também acolhimento, cuidado e amor.
Nas páginas seguintes, pode-se conferir parte desse relevante trabalho desenvolvido pela Liga Álvaro Bahia. Trata-se de uma batalha incansável. A priori, o que a um primeiro olhar pode parecer apenas números e quantitativos apresentados com transparência são, na verdade, vidas modificadas e sonhos realizados de inúmeras famílias.
Essa luta, no entanto, não é solitária. A entidade conta com o apoio e determinação dos seus colaboradores, voluntários, doadores, poderes públicos, parceiros e da sociedade em geral. Todos eles abraçam, fortalecem e impulsionam a instituição a seguir firme em prol da causa da saúde da criança.